A ARKUS

Fundada em maio de 2005, a ARKUS, enquanto Associação Juvenil, foi criada para dar “corpo” a um grupo de teatro. Desde sempre ligada à Escola Secundária D. Sancho II, a organização é formada por diversas gerações de jovens que frequentaram ou frequentam a instituição de ensino e têm uma paixão pela vertente teatral. A sua atividade centra-se na realização de peças de teatro, ao longo do ano, e destaca-se pela organização do Festival de Teatro.

O nome desta associação está relacionado com um dos monumentos mais emblemáticos de Elvas – O Aqueduto da Amoreira, ou como também é chamado, os Arcos da Amoreira. Em latim, arcos escreve-se Arkus, tendo sido esta a nomenclatura escolhida para representar e dar vida a esta organização que, tal como o nosso lindo Aqueduto, pretende também ela ser um símbolo cultural de Elvas.

A nossa missão é contribuir para o desenvolvimento local e social, apostando principalmente na vertente cultural.

Mantendo o teatro como a base fundamental, a ARKUS – Associação Juvenil tem também como objetivo a promoção de outro tipo de atividades ao nível do desenvolvimento local e social, através da cultura, economia, bem-estar, entre outras.

No final de 2015, inaugurou-se a sede oficial, o que nos proporcionou a oportunidade de criar novas condições de trabalho, nomeadamente pela expansão nas áreas de atuação.

A ARKUS – Associação Juvenil está inscrita no RNAJ – Registo Nacional de Associativismo Jovem, o que lhe confere um maior reconhecimento enquanto Associação Juvenil. Este registo permite que sejam feitos pedidos de apoio para a realização de atividades e até para equipamento e infraestruturas, através de processos de candidatura.

 

 

Os nossos objetivos

● Dinamizar a sociedade juvenil
● Fomentar laços de familiaridade e amizade
● Alargar as áreas de atuação da Associação

● Apostar na educação comunitária e desenvolvimento local
● Consolidar a atividade no concelho de Elvas
● Promover trocas culturais entre Portugal e Espanha

A Equipa ARKUS

Carlos Beirão

Presidente

Raquel Real

Coordenação e Planeamento de Projetos

ana sofia bastos

departamento socioeducativo

núria galego

departamento sociocultural

Marta charrua

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO