AS NOSSAS ATIVIDADES

Em cerca de 15 anos de existência, já trazemos um grande leque de iniciativas, muitas delas compõem a origem da nossa associação e estarão sempre no nosso ADN. Outras surgiram com o passar dos tempos, mas não deixam de ter a sua grande importância para nós.

É, por conseguinte, de extrema importância a sua presença neste portefólio, construído ao longo dos anos e com tanta dedicação.

improvis’ARTE virtual 2021

Este ano, o XXIII Festival Internacional de Teatro de Elvas ganhou uma nova vertente.
Face à situação epidemiológica existente, não foi possível a realização física do festival. 
Assim, surgiu o improvis’ARTE virtual.
A XXIII edição do festival decorre nas nossas páginas das redes sociais, através do envio de mensagens e do lançamento de desafios. Não é só uma celebração inserida no mês do teatro, mas também uma homenagem a todos os que nos acompanham e partilham o gosto por esta arte.
A Micas e as Anicas estão a viver o teatro. E vocês podem juntar-se a elas.
VIVA(M) O TEATRO EM CASA!

O Dia Mundial da Poesia celebra-se em todo o mundo a 21 de março. A ARKUS comemora através do Concurso de Poesia. 

Por volta desta altura chegam sempre imensos poemas de crianças, jovens, adultos e até dos nossos vizinhos espanhóis.

Neste dia os poemas são declamados e o palco é vida, é poesia.  Mas 2021 foi mais um ano em que os poemas considerados guardados no pensamento ou num pedaço de papel.  Assim, ficamos com este miminho do senhor Zé, recitando umas palavras sobre a ARKUS.  Para o ano, fica a esperança de voltarmos a ser poetas.

As férias da Páscoa estão mesmo aí à porta e com elas chegam também as “FÉRIAS É NA ARKUS”.
A edição do ATL da Páscoa irá decorrer entre 29 de março e 1 de abril.
As melhores férias são na ARKUS.
Este ano, tendo em conta as normas, apenas os alunos do primeiro ciclo do ensino básico podem desfrutar desta aventura.
Entre os jogos e as atividades, diversão e brincadeira não vão faltar.
Estamos à tua espera!

“Segue o teu destino / Rega as tuas plantas …” já dizia Pessoa. 

A cultura corre-nos nas veias e a inspiração nas de quem nos envia os seus belíssimos poemas.

O “Concurso de Poesia” é realizado em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e também uma das mais antigas iniciativas da nossa associação. Em 2020, foi o ano da XXIV edição!

Manda a tradição que, na quinta-feira antes do Carnaval, Comadres e Compadres saem à rua num cortejo satírico e, à desgarrada entre os sexos, dizendo quadras bem à moda do povo.

Na ARKUS, temos a tradição de recuperar tradições. E esta é só um exemplo.

Esta atividade é realizada em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II, Universidade Sénior de Elvas e Câmara Municipal de Elvas.

A guitarra portuguesa, as luzes baixas, o caldo verde e, claro, as belíssimas vozes dos artistas fazem fazer das nossas Noites de Fados um sucesso!
Aqui, a tradição portuguesa canta-se em voz alta.

Na nossa tradição, o mês de junho é celebrado do início ao fim, comemorando os Santos Populares.

Os arraiais são frequentes por todo o país e na ARKUS – Associação Juvenil não é excepção!

Cerca de seis mil ovos, trezentos quilos de batatas e trezentos quilos de bacalhau, serviram para confeccionar o maior bacalhau dourado de sempre, que entrou para o Guiness World Record em 2010, em Elvas. Esta iniciativa foi feita em parceria com a Escola Secundária de Elvas e Universidade Sénior de Elvas.

O record foi alcançado, onde ultrapássamos os Estados Unidos com 3134 pratos servidos de Bacalhau Dourado.

Costuma dizer-se que os jovens são o futuro da Humanidade. É um facto que não se pode negar. É deles que depende o mundo que se está a criar hoje. São eles que o constroem todos os dias.

Enquanto associação juvenil, a ARKUS pretende ter um papel ativo na comunidade. Queremos ser uma das bases que sustenta esse futuro, sendo por isso que lutamos também por preservar a ancestralidade do passado.

ARKUS – Associação Juvenil é hoje sinónimo de uma linha que contém passado, presente e futuro, refletindo-se nas atividades que compõem a nossa panóplia.

Aqui, poderás ver as iniciativas / serviços com que brindamos esta terra maravilhosa que é Elvas e, claro, a quem nos visita!

"Saber +" - Sala de Estudo

Quando as crianças precisam de acompanhamento para estudar e fazer os trabalhos de casa, a ARKUS – Associação Juvenil tem as portas abertas para as receber.

Do 1º ao 7º ano.

Aqui, brincamos a aprender!

"ARKUS Spot" - Alugueres de espaço

Precisas de um espaço para realizar o teu aniversário? Procuras uma grande sala para dares as tuas aulas de condição física ou para juntar um grupo de pessoas? Queres dar formações ou workshops e não tens um espaço com as ferramentas que necessitas?

A nossa sede tem um espaço amplo e com todas as condições necessárias para organizar eventos, formações, entre outros.

"O MISTÉRIO DA RAINHA DA FRONTEIRA" - Visitas Teatralizadas

Era uma vez, uma grandiosa Rainha conhecida pela sua extrema beleza. A sua história é mágica e impressionante, mas o seu nome é ainda desconhecido. O mistério permanece entre os murmúrios do povo e as muralhas da cidade, que há centenas de anos tenta desvendar o enigma. Ao conhecer a história desta soberana, os visitantes ficam ainda mais curiosos e admirados.

O plano é percorrer cada pedaço de terra para encontrarmos as pistas e desvendarmos o seu nome!

"VELHOS SÃO OS TRAPOS" - Animação de lares de idosos

“Velhos são os Trapos” vem colmatar a necessidade existente no concelho de Elvas de animar os mais graúdos, dando assim mais vida aos lares.

Este projeto contribui na melhoria da
qualidade de vida dos nossos anciães e é uma verdadeira aposta no envelhecimento ativo e nas trocas intergeracionais.

Quando uma associação juvenil intervém num lar de idosos, só pode dar em animação!

"RONCAS D'ELVAS" - O Natal d'Elvas aliado ao Cante Alentejano

Diz a tradição que no Natal de Elvas os grupos de populares
vestiam capotes, pegavam nas roncas e andavam pelas ruas a
cantar ao “Menino”. A tradição esmoreceu e quase se perdia
irremediavelmente, empobrecendo a identidade cultural da
nossa terra. Mas está de regresso. Há três anos um grupo de
cantadores juntou-se na ARKUS – Associação Juvenil e retomou
as célebres músicas natalícias. Estava lançada a semente para
uma espécie de segunda vida das Roncas d’ Elvas, que pela
época natalícia sai à rua acompanhando quadras eternas de um
Natal que se orgulha da sua história.

A TRADIÇÃO VIVE!

Projeto "MIMA" a tua escola!

Um grupo de Mimos, recorrendo aos gestos, alerta os alunos para comportamentos incorretos em diversos espaços da instituição de ensino, tais como salas de aula, bar, corredores, casas de banho e até no exterior.

A ideia é sensibilizar para o lixo no chão, a utilização de telemóveis nas salas de aula, barulho nos corredores, entre outros. No fundo, relembramos os alunos como é tão simples cumprir as regras e a sua importância para o ambiente escolar.

Este projeto já nos valeu o Prémio “Boas Práticas”, a nível regional, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, em 2019.

ARKUS

arkinhus

há teatro nas escolas!

improvis'ARTE

O teatro, essa arte por que temos tanto amor, a célula tronco da ARKUS – Associação Juvenil. É a base de muitas atividades desenvolvidas por nós.

Aqui, fomentamos o gosto pelo Teatro, incentivando a criação e adaptação de textos para representação. Promovemos também o intercâmbio e cooperação com outras associações e organismos nacionais e estrangeiros, desenvolvendo assim o sentido de responsabilidade, bem como o companheirismo e sensibilidade estética.

Os nossos grupos amadores trazem consigo estes valores e missões. ARKUS e ARKINHUS são as sementes mágicas que trazem o nome da nossa associação.  Comportam o teatro infantil, o juvenil e o sénior e são elas que têm o maior poder de criar e serem o que quiserem em palco. As raízes seguram-nos e é na nossa casa – Escola Secundária D. Sancho II de Elvas – que recebemos os nossos convidados, no improvis’ARTE, o Festival Internacional de Teatro de Elvas.

Este movimento pode e deve aliar-se à educação, e é por isso, que a ARKUS – Associação Juvenil dispõe de peças de teatro para levar às Escola. No “Há Teatro nas Escolas!” fazemos rir, chorar e até pensar na vida, apostamos na diversidade de espetáculos para todas as faixas etárias.

"FÉRIAS É NA ARKUS!" - ATL Férias de Verão, Natal e Páscoa

Quando a escola faz as suas pausas lectivas, as crianças não param e, muitas vezes, os pais não têm onde as deixar para irem trabalhar. Na ARKUS – Associação Juvenil ficam bem entregues! Muita animação e brincadeira esperam por elas!

O que mais gostamos nesta iniciativa? Os sorrisos delas ao participarem e se divertirem nas atividades propostas! 

No Natal, Páscoa e Verão as “Férias são na ARKUS!”

"FÉRIAS ATIVAS" - ATL de verão em todo o concelho

Uma das primeiras valências da ARKUS – Associação Juvenil, foi o projeto “FÉRIAS ATIVAS”. Esta iniciativa tem como objetivo a ocupação de tempos livres de
jovens e crianças durante as férias do verão.

Esta atividade é realizada em parceria com a Câmara Municipal de Elvas e apresenta um elevado grau de sucesso pelo
interesse que as suas actividades suscitam junto dos nossos petizes, estando no ativo desde 2004.

"QUARENTENA É COM A ARKUS!" - À distância de um toque

“QUARENTENA É NA ARKUS!” – edição À distância de um toque, em versão online, é a nova iniciativa da nossa Associação Juvenil, para fazer face à pandemia de Coronavírus.  Neste nosso ATL tão especial não falta ocupação e animação durante 4 horas por dia.

Os grupos “ARKUS” e “ARKINHUS” terão também a possibilidade de voltar a fazer teatro, mudando o palco para o online.

Também a nossa Sala de Estudo “Saber +” passará para a versão digital. Aqui, os já alunos desta nossa atividade terão a possibilidade de poder continuar a contar com o nosso apoio nesta época em que até a vida das nossas crianças está suspensa.

O Coranavírus comanda a nossa atualidade. O Futuro está prestes a ser cancelado e não podemos deixar. A Nova Era é Agora e a ARKUS – Associação Juvenil também entra!

WORKSHOPS DE CULINÁRIA

Uma das ferramentas que utilizamos na preservação das nossas tradições são os Workshops de Culinária.

Normalmente, com menús tradicionais portugueses, os nossos clientes mais assíduos são, sem sombra de dúvida, os nossos ‘hermanos’ espanhóis, que têm sempre muita iniciativa em vir apreender muita cultura do lado português da fronteira.

Construímos, assim, uma bonita ponte entre a  gastronomia regional e com todos aqueles que nos pretendem visitar.

"RELÍQUIAS D'ELVAS" - Caça ao Conhecimento no Património

“A Relíquia d’Elvas”, um dos nossos projetos, é direcionada a escolas e tem como objetivos estimular e fomentar o conhecimento cultural através de atividades lúdicas e educativas, nos vários monumentos da nossa cidade.

Um enigma será desvendado e, através das várias pistas deixadas, os alunos serão levados a descobrir um tesouro de valor incalculável.

Já conheces todas as nossas atividades? Queres saber mais informações sobre elas?