Bem-vindos à nossa Nova Casa

ARKUS, nunca eu pensei que este nome fosse fazer parte da minha vida, da minha história. Uma associação, que nasceu num pensamento, alargou-se a quatro paredes e hoje pertence a todos vocês, a toda a comunidade. Nasceu a 5 de maio de 2004. Como o tempo passa!  O tempo voa como a nossa imaginação. Umas das perguntas mais frequentes: “Imaginava-se que a associação chegaria tão longe?” Com certeza que sim. Sempre acreditei e continuo a acreditar que todos os dias aprendemos e damos um passo maior que ontem. 

Quando esta associação nasce, é designada como ARKUS (a designação latina do ex libris de Elvas, os arcos da amoreira) cujo objetivo era e é partilhar uma das artes mais bonitas do mundo: o teatro. Um grupo de amadores queria dar a conhecer o seu talento, a sua paixão pelo teatro à nossa terra. Ao partilhar esta ideia com os meus alunos, há quase 16 anos, eles concordaram, recebemos o apoio da direção da escola e assim foi, nasceu uma associação onde durante anos espalhámos magia, histórias, contos, gargalhadas e muita animação. Desde espetáculos para as escolas até aos lares de idosos, a amizade aumentava e a família crescia. ARKUS já era, e é uma FAMÍLIA. Atrevo-me a escrever, a minha segunda família. A ela dedico o meu tempo e amor a este projeto. 

A Escola Secundária D. Sancho II foi a nossa mãe e acolheu-nos sempre com muita amabilidade, mas o futuro esperava por nós e a nossa dedicação e empenho merecia outra oportunidade, e adivinhem? A Câmara Municipal de Elvas cedeu-nos gentilmente a nossa sede, a qual podemos chamar de casa, o nosso espaço, onde a criatividade nasce para chegar a vocês. Essa oportunidade permitiu-nos alargar os nossos campos de ação. Através do teatro, muitas atividades e muitas ideias surgiram, todos os dias pensamos e criamos a pensar na comunidade, nas necessidades do outro. Foi uma evolução significativa que permitiu a vossa confiança e um dos segredos do sucesso: acreditar sempre!

Hoje, temos um leque de atividades que têm um objetivo em comum, colmatar as necessidades da comunidade dando o melhor de nós. Desde o mais simples sorriso até ao maior desafio, nós estamos prontos para fazer parte desta família. Já atuamos em diferentes campos com diversos projetos, um plano de atividades bastante completo e com muita oferta. Como dar a conhecer de uma forma simples e objetiva todas as nossas ofertas? Através de um site. A associação criou-o a pensar na melhor forma de conhecerem quem somos, o que fazemos e claro, a melhor forma de chegarem a nós. Podem acompanhar as nossas atividades diárias e todas as ideias que vão surgindo. 

É ficarem atentos e não hesitem, venham fazer parte desta grande família.

Carlos Beirão

Leave a Reply