Ronca de Elvas é finalista nas 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular

Com o objetivo de levar a tradição elvense mais além, o Município de Elvas concorreu às 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular com dois fantásticos artefactos tão tradicionais e preciosos da nossa região: as Roncas e as Samarras.

Esta iniciativa promove, sem sombra de dúvida, a nossa história e identidade, expandido e valorizando este património cultural do nosso querido concelho.

Não existe Natal d’Elvas, nem Cantar ao Menino sem as Roncas. São tão importantes na cultura portuguesa e são tão nossas. É uma honra tê-las nas nossas raízes, na nossa ancestralidade. É também um orgulho saber que o grupo “Roncas d’Elvas” da ARKUS – Associação Juvenil as tem levado além do Tejo e além fronteiras, em muitas das nossas atuações.

Estamos muito felizes por esta iniciativa por parte do Município de Elvas, pois é através dela que as Roncas elvenses ganharão ainda mais destaque e importância. É muito gratificante ver o reconhecimento desta tradição tão especial para nós!

Estas duas peças fazem parte do grupo de finalistas regionais das 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular, na categoria Artesanato, e irão a votos nas eliminatórias regionais, durante o mês de julho, na RTP1 e RTP Internacional, onde serão apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

E que este seja o nosso presente para o Menino. Que o Património gigante que a Ronca d’Elvas comporta dentro da vasilha de barro seja levado até aos céus e que as suas estrelas tenham um brilho ainda mais especial no próximo Natal!

Não se esqueçam de votar nas nossas maravilhas que merecem ser do país inteiro!

Foto: elvasnews.pt

Leave a Reply