Ronca de Elvas vai hoje a votos nas 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular

Ronca de Elvas vai hoje a votos nas 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular

Mais um passo em direção à eternidade.

Quando se inventou a Ronca ou até mesmo quando se começou a cantar ao Menino, nunca ninguém imaginou que, um dia, existiriam as 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular e, muito menos que este tão tradicional instrumento seria candidato a uma delas.

Por certo, nunca ninguém imaginou que esta nossa relíquia chegasse a tanta gente.

E é um orgulho. É um orgulho sermos nós a transportá-la ao colo, como se trouxéssemos o Menino no regaço.

A Ronca não é apenas um instrumento. É um canal de magia, é a ponte entre a Terra (barro) e o Céu (Menino). Tem o poder de trazer as mais belas recordações da família, unida em amor a cantar ao Menino no Natal.

E nós só temos que agradecer. Agradecer por podermos expandir a nossa cultura e a nossa identidade, as nossas raízes. Agradecer ao nosso grupo “Roncas d’Elvas” por dar corpo a este movimento. E agradecer ao Município de Elvas por todo o apoio que tem dado para que tudo se concretize. E especialmente por ter escolhido a ARKUS – Associação Juvenil para ser a Madrinha oficial desta candidatura às 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular.

É uma honra gigante viver esta tradição. Para nós, é Natal cada vez que tocamos um Ronca. E o nosso desejo é passar esse sentimento, essa nostalgia, esse amor.

Hoje, dia 13 de julho, a Ronca vai a votos, em Marvão. Estamos muito expectantes!

Sendo assim, não se esqueçam de votar na Ronca de Elvas. Votem muito! Votem pela nossa cidade, votem pela nossa tradição, mas mais importante, votem pela magia que nos traz o Cante ao Menino. Votem!

760 207 741 é o número. Liguem muito!

Leave a Reply